19.10.11

Light ou Diet?


Muitas pessoas ainda não estão totalmente esclarecidas quanto aos produtos diet e light que existem no mercado. Por isso vou tentar esclarecer um pouco as diferenças entre estes alimentos.


pic:google

De acordo com o Ministério da Saúde, o termo Light pode ser utilizado em alimentos produzidos de forma que sua composição reduza em, no mínimo, 25% o valor calórico e os seguintes nutrientes: açúcares, gordura saturada, gorduras totais, colesterol e sódio comparado com o produto tradicional ou similar de marcas diferentes.

O termo Diet, por sua vez, pode ser utilizado em alimentos produzidos para indivíduos com exigências físicas e/ou que sofrem de doenças específicas como, por exemplo, Diabetes. O produto diet, é aquele que não contém açúcar, mas fazemos uma observação, pois ele não contém açúcar, mas tem uma quantidade grande de carboidrato na sua composição.

Uma especial atenção deve ser dada ao chocolate que se diz diet. Ele realmente não contém açúcar, mas a quantidade de gorduras é muito grande. Para emagrecer não é indicado, porque um grama de gordura tem nove calorias e um grama de açúcar tem quatro calorias. A pessoa estará ingerindo mais que o dobro das calorias que teria na proporção de gordura e açúcar.

O fato de o produto ser diet ou light não significa que estão isentos de calorias e, consequentemente, poderiam ser consumidos sem restrições. Na alimentação para emagrecer, esses produtos devem ser utilizados com muita cautela, pois nos dá idéia que por ser menos calórico poderiam ser usados em maior quantidade. Ora se alguém ingerir um produto light, pouco calórico, mas em grande quantidade poderá engordar mais do que se usasse apenas um normal. Eles devem ser consumidos como alternativa na alimentação.

Confusão é fácil de acontecer, por isso, ler rótulos, observar as calorias e a composição dos alimentos é importante. Como esses produtos são mais caros do que os convencionais, você poderá estar gastando a mais por um alimento que não precisa ser substituído.

Dra. Caroline Censi - crn10: 1366
Nutricionista
Tel: (47) 3332-3365

Nenhum comentário:

Postar um comentário