21.9.11

Alimente seu bom humor.



Diversos alimentos são constantemente estudados e analisados quanto aos benefícios fisiológicos e psíquicos que oferecem ao nosso corpo. São relacionados ao bom humor, bem estar mental e ao alívio do estresse do cotidiano. O nutriente que mais se destaca, neste caso, é o carboidrato.
O consumo moderado de carboidratos (arroz, massas, pães) estimula a entrada de maior quantidade de triptofano no cérebro, onde será transformado em serotonina, neurotransmissor conhecido como "substância química calmante".
Outras fontes de triptofano: frango, peixes, leite e iogurte desnatados, queijos brancos, nozes e leguminosas.
O ômega-3, (contido em peixes como o salmão, sardinha, cavala e atum, na linhaça, no óleo de canola e oleaginosas) é outro nutriente que parece estar relacionado com o bom humor.
 O mineral selênio também auxilia na melhora do estado de espírito. Suas fontes: castanha do Pará, nozes e amêndoas, atum, semente de girassol e cereais integrais.                                                                    
Os vegetais de folhas verdes e algumas leguminosas são fontes de ácido fólico, um potente antidepressivo.
Para um cotidiano estressante e atribulado, não devemos exagerar nos alimentos açucarados, gordurosos, fritos, carnes gordas, bebidas alcoólicas, café e chá preto. Açúcares e gorduras em excesso, além de calóricos, poderão dar efeitos como sonolência e má-digestão. O álcool, além do mal estar que proporciona, dificulta a absorção de diversas vitaminas e minerais. E por último, o café e o chá preto contêm cafeína, um estimulante poderoso que agrava ainda mais o estresse e a ansiedade.
Além da alimentação, para o bom humor estar evidente, é preciso praticar atividade física regular.

Dra. Caroline Censi - crn10: 1366
Nutricionista
Tel: (47) 3332-3365

Um comentário:

  1. Queria alugar a Caro por uns tempos, soh Deus sabe como o assunto comida esta me deixando agitada na gravidez. Temos tentando fazer nosso melhor, mas tem coisas que "nao caem bem" no estomago entao preciso deixar de comer. Por sorte nao sou "formiguinha" e nao fizemos frituras, mas mesmo assim esse comeco eh bem chatinho.
    Bjs em todos dessa familia linda!

    ResponderExcluir