22.6.11

Temperos: sabor e saúde



Você sabia que muitos temperos além de dar sabor para os pratos oferecem muitos benefícios para o nosso corpo? Alguns temperos podem ser grandes aliados para conquistar a silhueta tão sonhada por mulheres e homens. Isso tudo porque muitos de nossos temperos possuem efeitos terapêuticos em pequenas doses, aumentando o metabolismo e imunidade depois de consumidos.

Temperar os alimentos com ervas, além de ser uma ótima forma de reduzir o consumo de sal, agrega uma série de benefícios à saúde. Todos os temperos devem fazer parte da sua dieta, mas não ao mesmo tempo. Vale ressaltar que é importante substituir o tempero a cada 40 dias, alterando a ingestão de dois ou três.

Entre os temperos mais comuns estão:

Orégano e Salsa: Ajuda na digestão, diminui a formação de gases, antioxidante e possui suave ação diurética. Use o orégano em massas, molhos e sopas. Outra dica é experimentar consumir em forma de chá.

Manjericão: Seu chá é utilizado para amenizar os sintomas da gastrite, azia, nervosismo e instabilidade.

Pimenta-caiena: Essa espécie de pimenta possui uma substância chamada capsaicina, que sacia a fome e aumenta o metabolismo. Serve como um inibidor natural de apetite e acelera a queima de gordura.A pimenta caiena ajuda ainda a eliminar toxinas e possui ação anti-inflamatória e antioxidante.

Canela: Essa especiaria é capaz de inibir de forma natural a vontade de comer doces. Além disso, tem substâncias antioxidantes e anti-inflamatórias que melhoram o metabolismo da gordura. A canela ainda reduz os níveis de insulina – hormônio que, em excesso, aumenta a gordura no abdômen.

Gengibre: Estudos demonstram que o gengibre acelera o metabolismo em 20%, aumentando a queima de gordura. Consuma um pedaço de 2cm cru, refogado ou em forma de chá três vezes ao dia.

Alecrim: Utilizado como tônico cardíaco e tem ação no pulmão e fígado. É digestivo, reduz a formação de gases, e tem propriedades antioxidantes. ATENÇÃO: Como é hipertensor, o chá, em uso contínuo, não deve ser utilizado por pessoas com pressão alta.



Dra. Caroline Censi - crn10: 1366
Nutricionista
Tel: (47) 3332-3365

Um comentário:

  1. Giii :)
    teu blog tá muito legal.
    e agora sim, inaugurei o meu,
    dá uma espiadinha lá.

    li e reli este post pra gravar bem sobre os temperos. bem interessante!

    beijos

    ResponderExcluir