2.11.11

O cafezinho de todos os dias!



Nada como uma boa xícara de café, seja ao acordar ou após uma refeição. Essa bebida é apreciada em todo o mundo, fazendo parte da rotina diária de pessoas de diferentes lugares. Entretanto a maioria das pessoas ignora quais são as substâncias que estão presentes ou pensa que a bebida contém apenas ou, principalmente, cafeína. Grande engano!

O café contém ácidos clorogênicos, substâncias que ao chegar ao nosso cérebro conseguem modular o nosso humor. Quem bebe café sofre menos de depressão, consome menos álcool e fuma menos. Estes ácidos ajudam ainda, no tratamento da diabete, pois fazem com que as células respondam melhor à insulina.

A cafeína, é responsável pela estimulação do sistema nervoso centras, aumentando assim, a sua atenção e facilitando o aprendizado. Esta substância ainda está ligada na prevenção à doença de Alzheimer, anulando a proteína responsável por matar os neurônios. Estudo mostra que pessoas que consomem café em quantidade adequada diariamente têm entre 50% e 80% menos chances de desenvolver a doença de Parkinson.

No entanto o excesso de café pode trazer alguns malefícios como aumento da pressão arterial sanguínea e aceleramento dos batimentos cardíacos devido às contrações das veias e artérias. Pode, também, aumentar o colesterol sanguíneo, pois contem substâncias como cafestol e kahweol.

O consumo exagerado de café, principalmente em jejum aumenta a secreção gástrica ácida, desencadeando a famosa “queimação no estômago”, gastrite e/ou úlcera. Mulheres que possuem tensão pré-menstrual devem evitar o consumo de café durante este período, pois os sintomas podem aumentar com o seu consumo.

Gestantes devem passar longe desta bebida, uma vez que a cafeína presente é capaz de atravessar a placenta e entrar na circulação do bebê. Há riscos de aborto, nascimento de bebês pequenos e de parto prematuro.

Evite consumir café próximo à hora de dormir, ele pode aumentar sua ansiedade, interferindo em seu sono. Cuidado com o excesso, limite o seu consumo de café para no máximo 4 xícaras por dia.

Dra. Caroline Censi - crn10: 1366
Nutricionista
Tel: (47) 3332-3365

2 comentários:

  1. Um cafezinho sempre vai bem... Além de nos deixar mais espertas, chega uma visita e pronto, lá vai ele todo charmoso e cheiroso ser servido. Bjos!

    ResponderExcluir
  2. Minha familia sempre gostou muito de café. Eu por algum mistério da natureza não aprendi a gostar e só tomo quando é a unica opção. Mas é inegavel que esse moço é mania nacional e aqui em casa mesmo eu não gostando, o maridão adora, então não pode faltar.
    Beijo

    ResponderExcluir