3.8.11

Linhaça: fonte de saúde.



A linhaça é a semente do linho, uma planta de flores azuis original do Canadá. Atualmente tem sido muito estudada devido aos grandes valores nutricionais, sendo considerada um alimento funcional, a linhaça possui propriedades anticancerígenas e antioxidantes.
A linhaça possui alta concentração de proteínas, minerais e vitaminas, além de possuir uma excelente qualidade de gorduras, como o ômega-3, um importante nutriente para diminuir o risco de doenças cardiovasculares.
Esta semente também é fonte rica de ácido fólico, vitamina B6, manganês e fibras, auxiliando no tratamento de constipação e excesso de peso, além de outros minerais. Outro componente importante da linhaça são as lignanas, fitoquímicos que possuem princípios ativos com potencial anticancerígeno, principalmente em relação ao câncer de mama e cólon.
O consumo moderado e diário de linhaça pode auxiliar na redução do colesterol total circulante e os níveis de LDL (o colesterol ruim).
Com grandes quantidades de vitamina E a linhaça contribui para saúde de sua pele deixando-a mais hidratada e viçosa.
Entretanto para se aproveitar ao máximo os benefícios desta semente, é necessário que a linhaça seja triturada (pode ser triturada no liquidificador ou comprar a farinha já pronta) e consumida, pois a casca é resistente e de difícil digestão para o nosso organismo. É importante evitar que a linhaça triturada não fique muito tempo exposta a luz, alteração de temperatura ou umidade, pois a gordura presente nela pode se oxidar e perder suas propriedades. Então fique atento ao comprar a farinha de linhaça pois esta deve estar protegida em um recipiente ou plástico escuro para não ter contato com a luz. Procure guardar a linhaça inteira ou triturada em potes hermeticamente fechados e longe da luz e umidade. Durante o verão devem-se guardar as sementes dentro da geladeira.
As sementes e/ou farelos podem ser utilizadas em iogurtes, saladas, sucos, vitaminas, misturada a cereais, massas de pães e bolos e em todos os outros alimentos.


Dra. Caroline Censi - crn10: 1366
Nutricionista
Tel: (47) 3332-3365

Um comentário:

  1. Adorei o texto sobre a linhaça...ela realmente é poderosa e quanto mais lemos sobre ela, mais gostamos! bjs

    ResponderExcluir