24.8.11

Alimentação no inverno.






No inverno nosso organismo gasta mais energia para a manutenção da temperatura corpórea, e ainda aumentar a resistência orgânica. Percebemos esta maior necessidade na vontade de comer alimentos mais quentes e até mais calóricos e no próprio aumento da ingestão alimentar.

É muito importante continuar, como no verão, com uma boa ingestão de líquidos. É claro que a vontade de tomar água não é a mesma do verão, mas deve-se optar pelo consumo de chás para esquentar o corpo. O ideal são os chás de ervas ou de frutas secas, como por exemplo, laranja, maracujá e maçã. Evitar o chá preto e mate, por serem muito estimulantes, já que contém cafeína.

Ter alguns cuidados com a alimentação durante o inverno pode fazer diferença, como adaptar as preparações consumidas neste período e torná-las menos calóricas e gordurosas, além de praticar atividades físicas, são formas de manter seu peso e de prevenir obesidade, diabetes e doenças cardiovasculares.

Vale lembrar que no inverno aumenta a incidência de gripes, resfriados e doenças respiratórias. Por isso, uma alimentação equilibrada e rica em vitaminas e minerais é fundamental para o aumento da resistência imunológica, deixando você menos susceptível a essas ocorrências. Para se atingir as necessidades de vitaminas e minerais, o ideal é a diversidade no oferecimento de frutas, legumes e verduras.

Todo controle de alimentação deve ser feito com bom senso. Se você quer emagrecer não deve fazer dietas de fome, pois estas podem causar prejuízos à saúde, como anemia, úlcera, gastrite e problemas de digestão. O ideal é o acompanhamento por uma nutricionista, a qual vai avaliar e acompanhar seu estado nutricional.


Dra. Caroline Censi - crn10: 1366
Nutricionista
Tel: (47) 3332-3365

Nenhum comentário:

Postar um comentário