20.4.11

A alimentação na gestação.



A gestação é um processo que acarreta uma série de transformações no organismo da mulher. Essas mudanças são necessárias para regular o metabolismo materno, promover o crescimento e desenvolvimento fetal e preparar a mãe para o trabalho de parto, nascimento e lactação. Desta forma, neste período há uma maior necessidade de todos os nutrientes básicos para a manutenção da nutrição e saúde materna e garantia do adequado desenvolvimento do feto, já que sua única fonte de nutrientes é constituída pelas reservas nutricionais e pela ingestão alimentar da mãe, justificando a importância do estado nutricional materno durante a gestação.



Por isso sua alimentação durante a gravidez tem a finalidade de mantê-la saudável, formar o bebê, armazenar nutrientes para a fase de amamentação e para o bebê nos seus primeiros meses de vida.

Entretanto, é preciso desmistificar a idéia de que a grávida deve "comer por dois". Para o bom crescimento do bebê não é necessário ingerir o dobro de comida. Sua alimentação deve mudar mais qualitativa do que quantitativamente.

Sabe-se que o ganho excessivo de peso durante o período gestacional ou iniciar esse período com sobrepeso ou obesidade são fatores de riscos para complicações clínicas, principalmente no final da gestação como o desenvolvimento de diabetes gestacional, eclâmpsia ou pré-eclâmpsia e riscos obstétricos durante o parto. Mas, fique atenta, durante a gestação não é o momento de fazer dieta para perda de peso, pois a falta de nutrientes pode comprometer gravemente a formação do feto.

Lembre-se: uma boa nutrição é tão importante durante a gravidez quanto após o parto. O ideal é procurar a orientação de um profissional especializado para que a dieta seja direcionada para "você".

Dra. Caroline Censi - crn10: 1366
Nutricionista
Tel: 3332-3365

Nenhum comentário:

Postar um comentário