9.3.11

Alimentação x Sono tranquilo.

Oi, como foi o carnaval de vocês? Pularam, namoraram, beberam muito? Muitas noites em claro? Agora é a hora de repor as energias. Olha só essas dicas preciosas da Nutricionista:


Uma boa noite de sono é muito mais eficiente do que imaginamos, pois quando temos problemas para dormir, este causa um grande impacto em nossa vida, podendo afetar nosso trabalho, a concentração e a habilidade de interação com outras pessoas. O sono é um período de descanso para o corpo, sendo fundamental para as suas funções biológicas. É por meio desse merecido descanso diário que garantimos a qualidade de nossa saúde mental e física.

As necessidades do sono variam de pessoa para pessoa, sendo a média de 7 a 9 horas por noite. Você sabe se está ou não dormindo o necessário quando se sente bem no dia seguinte a deficiência ou excesso de sono levam a pessoa a sentir-se cansada e irritada.

Estudos afirmam que a dieta influencia diretamente no processo do sono, tanto sentir fome quanto comer em excesso podem atrapalhar o sono e causar insônia.

O triptofano, um aminoácido essencial, é o indutor natural do sono. Ele aumenta a quantidade de serotonina, um sedativo também natural do cérebro. É por isso que um dos remédios caseiros mais conhecidos para a insônia é tomar antes de dormir uma xícara de leite morno, pois contém triptofano, com uma colher de chá de mel, que é um carboidrato simples, pois os carboidratos facilitam a entrada do triptofano no cérebro.

Entretanto o consumo de alimentos gordurosos antes de dormir, além de provocar má digestão pode causar um sono inquieto. Assim como bebidas estimulantes (café, chocolate, chá preto ou mate, guaraná e refrigerantes a base de cola) possuem quantidades significativas de cafeína e xantina, que estimulam o sistema nervoso central, perturbando a qualidade do sono.

Pequenas mudanças hábitos alimentares podem ajudar você a ter um sono mais tranqüilo:

Evite as bebidas estimulantes próximo ao horário de dormir, o ideal é não ingerir estas bebidas pelo menos quatro horas antes de você deitar;

• Diminua a ingestão de alimentos gordurosos pelo menos três horas antes de dormir;

• Evite consumir alimentos com grandes quantidades de condimentos e temperos fortes;

• Consuma chás como: melissa, capim-limão, camomila e lúpulo;

• Evite altas doses de bebidas alcoólicas;

• Consuma doses moderadas de carboidratos (torrada, pão integral, aveia) associados a um copo de leite;

• Vá para a cama na mesma hora todas as noites e tente manter essa rotina nos fins de semana.

Dra. Caroline Censi - crn10: 1366
Nutricionista
Tel: 3332-3365
 
E eu passei o carnaval pulando no bloco da saudade! Maridão longe demais. 
 
LOVED THIS!!!

Um comentário:

  1. Adoro as dicas sobre alimentação...só acrescenta na nossa qualidade de vida...valeu bjs

    ResponderExcluir